A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (01/09) a operação Benesse, que investiga desvio de dinheiro da Codevasf.
O deputado federal e atual ministro das comunicações, Juscelino Filho é alvo das investigações, porém contra ele foi indeferido pedido de busca e apreensão, por enquanto, o que é estranho.
Sua irmã, Luanna Rezende, prefeita de Vitorino Freire (MA) é alvo da PF e foi afastada do cargo de prefeita por ordem do Min. do Supremo Tribunal Federal, Roberto Barroso.
O esquema funcionava assim: Juscelino destinava dinheiro de emendas para a prefeitura de Vitorino Freire para favorecer a irmã; parte do dinheiro foi usado para asfaltar uma estrada vicinal que leva à fazendas da família de Juscelino. Também a farra das emendas foi estendida para outros municípios.
A operação busca desarticular organização criminosa da qual o deputado é investigado. A operação foi realizada em Bacabal, São Luís e Vitorino Freire. Desde 2021 que a PF desconfia do esquema de desvio de dinheiro.
A construtora Construservice é o duto por onde a PF desconfia que era desviado o dinheiro das emendas do atual ministro das comunicações.
O deputado Juscelino é o sustentáculo e intermediário da prefeita Dinair em Brasília. Ambos tem uma relação próxima como mostra as própria prefeita em suas fotos nas redes sociais.
A secretaria de educação de Timon também foi alvo de investigação por fraude em licitação na operação Topic em que foi desbaratada uma quadrilha de desviou mais de 100 milhões de reais na educação, inclusive do Piauí.
Pelo visto a corrupção com o dinheiro público, fraude em licitação, desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro é a especialidade de alguns prefeitos no estado do Maranhão.
Tags
corrupção